Normas para a disciplina Seminário (TAL 797)

Viçosa, 01 de março de 2024.

TAL 797 – SEMINÁRIO

Coordenador: Professor Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior

Regras para a disciplina:

1º. Da data, horário e local:

1. As reuniões e apresentações serão realizadas toda quarta-feira, a partir das 17 h, no auditório do TAC (DTA III).
  2. Reuniões extras poderão ser solicitadas a qualquer momento, mas não contabilizarão presença.
  3. A contabilização da presença será feita no local, via assinatura do estudante.
  4. O estudante deverá ter, no mínimo, 75% de presença nas apresentações para que sua participação na disciplina seja considerada satisfatória.

2º. Da definição das datas e temas das apresentações:

1. Na primeira reunião da disciplina será definido as das datas das apresentações.
  2. Os estudantes que estiverem cursando o último período de exigência da disciplina TAL 797, de acordo com o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, farão as apresentações de seminário.
  3. Caso haja interesse os estudantes poderão trocar entre si as datas das apresentações.
  4. São discussões sugeridas para serem apresentadas sobre temas específicos:
  • Metodologias e suas aplicações na pesquisa em alimentos.
  • Inovações na indústria de alimentos.
  • Revisões críticas sobre problemas específicos da indústria de alimentos e correlatos (modelo tradicional de apresentações, mostrado de forma crítica e conclusiva, não descritiva).
  • Mercado e expectativas do setor alimentício.
  • Empreendedorismo e empregabilidade.
  • Histórico de processos, produtos e empresas da área de alimentos.
  1. O uso de artigos científicos recentes e publicados em revistas de alto impacto é encorajado, embora não seja permitido que a apresentação se baseie em um único artigo.

3º. Do envio dos resumos:

1. Os resumos deverão ser elaborados, em inglês, de acordo com o modelo disponibilizado na página do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFV. OS RESUMOS DEVERÃO CONTER AS ASSINATURAS DO PÓS GRADUANDO E DO ORIENTADOR
  2. Os resumos deverão ser enviados para o e-mail tca@ufv.br até as 23h 59min da quinta-feira anterior ao seminário.
  3. Os resumos serão disponibilizados imediatamente na página do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e todos os estudantes matriculados na disciplina devem realizar a leitura do documento até o dia da apresentação.
  4. A não observância do prazo de envio implicará no cancelamento da apresentação, estando o estudante sujeito à disponibilidade de vagas para apresentação em datas futuras dentro do mesmo período letivo.
  5. Na inexistência de vagas remanescentes no período recorrente, o estudante deverá matricular-se na disciplina no próximo período letivo e submeter-se novamente ao sorteio de datas.

4º. Das apresentações:

1. As apresentações deverão ser realizadas em, aproximadamente, 20 minutos.
  2. A apresentação será em português, entretanto o texto do slide deve estar em inglês.
  3. Um docente representando a comissão orientadora deverá estar presente.
  4. Após a apresentação serão disponibilizados 10 minutos para discussão do tema.
  5. Casos excepcionais serão analisados individualmente.

Prof. Bruno Ricardo de Castro Leite Júnior

Membro da comissão coordenadora do PPGCTA

Departamento de Tecnologia de Alimentos – DTA

Universidade Federal de Viçosa – UFV