Orientação para realizar aproveitamento da proficiência em língua inglesa – PPGCTA
De acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFV, para satisfazer à exigência de língua inglesa, o estudante deverá ser aprovado em exames padronizados de proficiência a serem indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, desde que realizados no prazo máximo de 2 anos.
O prazo para cumprimento desse requisito não poderá exceder o encerramento das aulas do segundo período do curso, após seu ingresso, sob pena de desligamento. Este prazo aplica-se também ao estudante que solicitar trancamento de matrícula.
Veja aqui a lista dos exames padronizados de proficiência aceitos pela UFV.
Dos documentos necessários
Para solicitar o aproveitamento, além do certificado da proficiência em inglês, também devem ser enviados os seguintes documentos ao PPGCTA (tca@ufv.br):
⇒ Formulário 6A (com assinatura do aluno e professor orientador);
⇒ Histórico escolar (obtido via sistema Sapiens);
⇒ Plano de estudos com o aproveitamento inserido (obtido via sistema AcadêmicoPG);
⇒ Certificado da proficiência.
Como preencher o formulário 6A?
No formulário 6A devem ser preenchidos somente os seguintes campos:
A- Nome do estudante;
B- Nível (atual: mestrado ou doutorado);
C- Instituição onde obteve os créditos (informar o nome da instituição onde o exame foi realizado);
D- Nível (de quando obteve a certificação: mestrado ou doutorado);
E- Título da disciplina (informar o nome do exame realizado);
F- Ano (informar o semestre de realização do exame. Ex: 2024/2).
Como preencher colocar o aproveitamento do inglês no plano de estudos?
1- Acesse o sistema AcadêmicoPG;
2- Acesse a tela de plano de estudos, em elaboração e editar
3- Clique em adicionar no campo “Aproveitamento de disciplinas cursadas em outra instituição”
4- Preencha as informações, conforme imagem abaixo:
5- Valide o plano de estudos e encaminhe para aprovação.
IMPORTANTE: O aproveitamento só é efetivado após o processo tramitar e ser registrado no Sapiens pelo Registro Escolar. Assim, os documentos devem ser enviados ao PPGCTA com até 1 semana antes do encerramento das aulas do semestre, para haver tempo hábil de iniciar o processo e encaminhar aos setores responsáveis.