CHECK LIST – Teses e Dissertações UFV
Para realizar a defesa da dissertação/tese, as seguintes informações devem ser verificadas:
( ) Plano de estudos: Deve contemplar todos os semestre, exigências previstas nos Regimentos da UFV e PPGCTA, estar sem pendências, atualizado e aprovado;
( ) Linha de pesquisa: Deve estar cadastrada e aprovada;
( ) Projeto de pesquisa: Deve estar registrado como projeto de treinamento constando o nível do curso mestrado/doutorado) e o estudante deve estar como executor do projeto;
( ) Comissão orientadora: Deve estar definida no sistema acadêmico e aprovada antes de cadastrar a banca;
( ) Confirmar os dados pessoais no sistema AcadêmicoPG: Para confirmar os dados acesse “Dados pessoais”, clique no botão “Confirmar…” e siga as orientações.
Aprovação da banca
A banca só será aprovada após o envio das seguintes informações para o e-mail do PPGCTA (tca@ufv.br):
Bancas de mestrado:
⇒ Comprovante de submissão de, pelo menos, 1 (um) artigo referente ao seu tema de dissertação, em periódico Qualis (Área de Ciência de Alimentos) A1, A2, A3 ou A4, com participação do orientador como autor correspondente.
⇒ Relatório de similaridade da dissertação.
Bancas de doutorado:
⇒ Comprovante do aceite de, pelo menos, 1 (um) artigo referente ao seu tema de tese, em periódico Qualis (Área de Ciência de Alimentos) A1, A2, A3 ou A4, com participação do orientador como autor correspondente.
⇒ Relatório de similaridade da tese.
Das responsabilidades
Das responsabilidades do estudante
– Entregar as cópias da dissertação/tese aos membros da banca;
– Agendar a defesa na Secretaria do PPGCTA, reservar a sala ou gerar o link (defesas realizadas online);
– Enviar para o PPGCTA o comprovante do artigo (seguir a exigência para mestrado e doutorado)
Das responsabilidades do orientador
– Definir junto ao estudante, os membro que irão compor a banca;
– Gerar o relatório de similaridade
– Cadastrar a banca no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação;
– Enviar para o PPGCTA os documentos da defesa de Dissertação/Tese, devidamente assinados, após sua realização;
Das responsabilidades do PPGCTA
– Agendar a data e horário das defesas;
– Verificar e aprovar a banca no Sistema AcadêmicoPG;
– Enviar carta convite, quando solicitado, aos membros da banca;
– Organizar os documentos para a defesa;
– Emitir declarações e certificados de participação em bancas, quando solicitado;
– Enviar os documentos da defesa para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, após sua realização;
Da composição da banca examinadora
Composição da banca de Mestrado: Mínimo de 3 (três) membros titulares e 2 (dois) membros suplentes, sendo que pelo menos 1 (um) membro titular deverá ser externo ao Programa e não pertencer à Comissão Orientadora do estudante e 1 (um) membro suplente deverá ser externo ao Programa e não pertencer à Comissão Orientadora do estudante.
Composição da banca de Doutorado: Mínimo de 5 (cinco) membros titulares e 2 (dois) membros suplentes, sendo que pelo menos 1 (um) membro titular deverá ser externo ao Programa e 1 (um) membro titular deverá ser externo à UFV, sem que nenhum desses 2 (dois) membros pertença à Comissão Orientadora do estudante e 1 (um) membro suplente deverá ser externo ao Programa e 1 (um) membro suplente deverá ser externo à UFV, sem que nenhum desses 2 (dois) membros pertença à Comissão Orientadora do estudante.
Procedimentos pós-defesa (Entrega da versão final da dissertação/tese)
Dentro do prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data da realização da defesa, o estudante deverá entregar, apenas 1 (uma) cópia impressa da versão final da dissertação, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e enviar para o e-mail do PPGCTA (tca@ufv.br), a versão final digital. A versão impressa será destinada à biblioteca Central da UFV.
IMPORTANTE: Antes de assinar a folha de aprovação, deve-se verificar na PPG se a formatação está correta.
As informações sobre a versão final da dissertação ou tese está disponível em: https://ppg.ufv.br/dissertacoes-e-teses/