Prêmio Nélio José de Andrade – 1ª Edição

O PPGCTA comunica a colocação dos classificados ao Prêmio Nélio José de Andrade.

Prêmio Nélio José de Andrade

O Prêmio “Nélio José de Andrade” de Dissertação e Tese tem como objetivo valorizar e dar visibilidade aos trabalhos mais relevantes desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV (PPGCTA-UFV), ressaltando suas contribuições científicas e/ou tecnológicas.

O prêmio ganhou este nome em homenagem ao Professor Nélio José de Andrade, professor aposentado do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV, que atuou como orientador do programa por 29 anos, sendo 10 deles como coordenador do PPGCTA-UFV. Ao longo da sua atuação, formou mais de 130 mestres e doutores, por meio de orientações e coorientações. Publicou mais de 170 artigos científicos, 6 livros e 18 capítulos de livro. Foi pesquisador nível 1B do CNPq, membro de comitês de avaliação da CAPES, CNPq e FAPEMIG, além de ter atuado como assessor especial de Pesquisa e Pós-Graduação e Coordenador do PIBIC/UFV.

É possível perceber a grande contribuição do prof. Nélio à pesquisa na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e ao nosso programa de pós-graduação, representando bem o sentido do nosso prêmio!

Na sua primeira edição, o Prêmio Nélio José de Andrade conferiu reconhecimento a três dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. A banca avaliadora foi composta por pesquisadores externos ao PPGCTA-UFV e de reconhecimento da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Foram membros da comissão avaliadora: Profa. Elessandra da Rosa Zavareze (UFPel), Prof. Luis Roberto Batista (UFLA), Profa. Marciane Magnani (UFPB) e Prof. Pedro Henrique Campelo Felix (UFV).

A cerimônia de premiação aconteceu no dia 01 de julho de 2022 e contou com a presença do próprio Prof. Nélio, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV, Prof. Raul Narciso Carvalho Guedes, da Diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFV, Profa. Danielle Dias Sant’Anna Martins, do Chefe em exercício do Departamento de Tecnologia de Alimentos, Prof. Evandro Martins, além de docentes e discentes do Departamento de Tecnologia de Alimentos.

Confira os premiados!!

CATEGORIA DISSERTAÇÃO

1º Colocado: Rafael Resende Assis Silva

Dissertação: Efeito da força iônica e raio iônico de sais divalentes nas propriedades de embalagens biodegradáveis e sensores colorimétricos contendo antocianinas do extrato fenólico de açai (Euterpe oleraceae Mart.)

Orientadora: Profª. Nilda de Fátima Ferreira Soares

2ª Colocada: Samiris Côcco Teixeira

Dissertação: Desenvolvimento de filme inteligente incorporado de antocianinas de açaí como indicador de qualidade de alimentos

Orientadora: Profª. Nilda de Fátima Ferreira Soares