Normas para elaboração do plano de estudos – PPGCTA

O plano de estudos deve ser planejado pelo estudante e professor orientador. Ele deverá ser elaborado no sistema AcademicoPG e encaminhado para aprovação até o último dia para aprovação dos planos de estudos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Ver calendário da Pós-Graduação).

O plano de estudos é essencial para realizar a solicitação de matrícula nos próximos semestres. A solicitação de matrícula é realizada no sistema Sapiens, mas a matrícula é efetivada com base no seu plano de estudos aprovado no Sistema Acadêmico PG. Assim o estudante deve estar sempre com o plano de estudos atualizado e aprovado.

O plano de estudo deve ser elaborado contemplando todos os períodos letivos do curso, ou seja, 4 períodos letivos para o mestrado e 8 períodos letivos para o doutorado, totalizando no mínimo 12 créditos para o mestrado e para o doutorado (os créditos cursados no mestrado são automaticamente aproveitados), sendo 50% (06 créditos) na área de concentração, para ambos os níveis.

Como elaborar o plano de estudos inicial

O Plano de Estudo deverá ser elaborado no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação (AcademicoPG), seguindo os passos abaixo:

a) Acessar o sistema AcademicoPG
b) Clicar em “Plano de Estudo”, depois em “Em elaboração”
OBS: As disciplinas em que foram matriculados no período letivo que ingressaram no curso, já estarão lançadas.
c) Clicar em “Editar”
d) Adicionar os todos os períodos (mestrado 4 períodos letivos e doutorado 8 períodos letivos) e depois adicionar as disciplinas em cada período letivo.
e) Para finalizar, clique em “Validar” e depois clique em “Encaminhar”.

Informações importantes:

Disciplinas obrigatórias para todos os níveis (mestrado e doutorado):

a) TAL 797 – Seminário: deverá ser cursada nos 2 primeiros períodos letivos do estudante e conferirá 1 crédito, que não serão contados no coeficiente de rendimento, contudo integralizará o número mínimo de créditos exigidos pelo Programa.
b) TAL 799 – Pesquisa: deverá, obrigatoriamente, ser lançada do 2º aos 4º período letivo para o mestrando e do 3º ao 8º período letivo para o doutorando.

Disciplinas obrigatórias somente para os doutorandos:

a) XXX 000 – Exame de Qualificação: deverá ser realizado no 5º período letivo (Regimento Interno do PPGCTA).
b) Estágio em Ensino (TAL 776, TAL 777, TAL 778 – 1,2 ou 3 créditos respectivamente)
OBS: Esta disciplina é obrigatória para bolsistas de doutorado CAPES. Deve ser cursada por dois períodos letivos, integralizando um mínimo de 3 créditos. (Para os demais estudantes é opcional)

⇒ O somatório do número de créditos obtidos nas disciplinas Seminário (TAL 797), Estágio em Ensino (TAL 776, TAL 777, TAL 778), Tópicos Especiais (TAL 790, TAL 791, TAL 792) e Problemas Especiais (TAL 794, TAL 795, TAL 796) não poderá ser superiora 6 (seis) para a integralização do número mínimo de créditos exigido dentro de cada nível (mestrado/doutorado).

Da exigência da língua inglesa

De acordo com o Regimento Geral da Pós-Graduação da UFV, para satisfazer à exigência de língua inglesa, o estudante deverá ser aprovado em exames padronizados de proficiência a serem indicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (EXAMES PADRONIZADOS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA ACEITOS PELA PPG), desde que realizados no prazo máximo de 2 anos.

O prazo para cumprimento desse requisito não poderá exceder o encerramento das aulas do segundo período do curso, sob pena de desligamento.

⇒ Como realizar o aproveitamento do exame de inglês?

Ao obter o certificado de realização do exame de proficiência de língua inglesa, o estudante deverá encaminhá-lo por email (tca@ufv.br) para que seja verificado pela secretaria .

Será enviado ao estudante, por e-mail, o formulário para realizar o aproveitamento, que deve ser assinado por ele e seu orientador.

O plano de estudos deve ser alterado, incluindo o aproveitamento do exame de proficiência. (Dúvidas entrar em contato com a secretaria)