Normas para defesa de dissertação – PPGCTA

Todo estudante de pós-graduação candidato ao título de Magister Scientiae deverá preparar e defender sua dissertação, e nela ser aprovado.

Para obter o grau, o estudante do Mestrado deverá:

⇒ Cursar, no mínimo, 12 (doze) créditos;

⇒ Atender a exigência da língua inglesa;

⇒ Cursar por 2 (dois) períodos letivos a disciplina TAL 797 – Seminários e obter o coeficiente S (satisfatório);

⇒ Ter o projeto de pesquisa registrado na PPG;


Somente estará apto a submeter-se à defesa de dissertação o estudante que tiver cumprido as seguintes exigências:

⇒ Enviar para o PPGCTA o comprovante do envio de, pelo menos, 1 (um) artigo referente ao seu tema de dissertação, em periódico Qualis (Área de Ciência de Alimentos) A1, A2, A3 ou A4, com participação do orientador como autor correspondente, ou de, pelo menos, 1 (um) pedido de patente depositado no INPI, referente ao tema de dissertação, com a coordenação do orientador (Pedido de patente aceito para os ingressantes a partir de 2023/2);

⇒ Enviar para o PPGCTA o comprovante de, pelo menos 1 (uma) participação em eventos nacionais e/ou internacionais com apresentação de trabalho como primeiro autor, com a participação do orientador (Somente para os ingressantes a partir de 2023/2);

Das responsabilidades

Das responsabilidades do estudante

⇒ Agendar a data da defesa na secretaria do PPGCTA;

⇒ Agendar a sala/gerar link (defesa online) para realização da defesa – OBS: A defesa deve ser gravada e a gravação deve ser enviada para o PPGCTA por e-mail (tca@ufv.br);

⇒ Enviar para o PPGCTA o comprovante do envio de, pelo menos, 1 (um) artigo referente ao seu tema de dissertação, em periódico Qualis (Área de Ciência de Alimentos) A1, A2, A3 ou A4, com participação do orientador como autor correspondente, ou de, pelo menos, 1 (um) pedido de patente depositado no INPI, referente ao tema de dissertação, com a coordenação do orientador (Pedido de patente aceito para os ingressantes a partir de 2023/2) (no mínimo 5 dias de antecedência da data da defesa);

⇒ Enviar para o PPGCTA o comprovante de, pelo menos 1 (uma) participação em eventos nacionais e/ou internacionais com apresentação de trabalho como primeiro autor, com a participação do orientador (Somente para os ingressantes a partir de 2023/2) (no mínimo 5 dias de antecedência da data da defesa.);

⇒ Entregar as cópias da dissertação aos membros da banca;



Das responsabilidades do orientador

⇒ Gerar o relatório de similaridade da dissertação;

⇒ Elaborar a banca para a defesa da dissertação no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação (AcademicoPG);

⇒ Enviar para a secretaria do PPGCTA os formulários refente à Defesa de Dissertação, assinados após sua realização;



Das responsabilidades do coordenador e da secretaria do PPGCTA

⇒ Verificar e aprovar a banca lançada pelo orientador no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação;

⇒ Preparar as declarações e certificados de participação, quando solicitado;

⇒ Enviar os documentos da qualificação para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação;

Banca examinadora

A banca para defesa de dissertação é composta por, no mínimo, 3 (três) membros titulares e 2 (dois) membros suplentes.
Exigência: Dos membros titulares da banca de dissertação, pelo menos 1 (um) membro deverá ser externo ao programa e não pertencer à Comissão Orientadora do estudante.

Documentos para a defesa de dissertação

Os documentos para a defesa são:

⇒ Formulário 7 – Ata da Defesa (obtido no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação);

⇒ Termo de autorização para publicação eletrônica na biblioteca digital da UFV (obtido no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação);

⇒ Protocolo de atualização do Exame (obtido no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, após atualização dos dados do exame – secretaria do PPGCTA);

⇒ Email dos membros que participarem da defesa por videoconferência.

Após a defesa, os documentos deverão ser enviados, por e-mail (tca@ufv.br) para a Secretaria do PPGCTA, devidamente assinados.

Defesa

No dia e hora marcados, o estudante deverá se apresentar perante a banca examinadora para defesa da sua dissertação.
Ao iniciar a defesa o estudante realiza a apresentação do seu trabalho.
Após esta apresentação, os membros da banca iniciam seus questionamentos ao estudante e apresentam suas considerações e sugestões.

Procedimentos pós defesa ( Entrega da versão final da dissertação)

Dentro do prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar da data da realização da defesa, o estudante deverá entregar, apenas 1 (uma) cópia impressa da versão final da dissertação, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e enviar para o e-mail do PPGCTA (tca@ufv.br), a versão final digital. A versão impressa será destinada à
biblioteca Central da UFV.

IMPORTANTE: Antes de assinar a folha de aprovação, deve-se verificar na PPG se a formatação está correta.


As informações sobre a versão final da dissertação ou tese está disponível em :
https://ppg.ufv.br/dissertacoes-e-teses/

Link para informações sobre a emissão da ficha catalográfica: https://www.bbt.ufv.br/ficha-catalografica-on-line/


Cumprimento das exigências e obtenção do título/diploma:

A versão final da dissertação deve ser entregue presencialmente na PPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pelo estudante ou representante, sem necessidade de procuração.

Atenção para os seguintes itens:

a) FICHA CATALOGRÁFICA (Item obrigatório): Deverá ser solicitada com antecedência, mínima de sete dias úteis, no site da Biblioteca Central e quando aprovada pela BBT, deverá ser inserida entre a página de rosto e a página de assinaturas, será a segunda página do arquivo pdf. Na versão impressa, a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da página de rosto (primeira página).
b) PÁGINA DE ASSINATURAS ORIGINAL (Item obrigatório): A página de assinaturas original é obrigatória e deve estar assinada pelo aluno e o orientador, de próprio punho, à caneta, OU assinaturas pelo GOV.BR;
c) Atentar ao checklist e modelos de dissertação/tese . Maiores orientações sobre formatação da dissertação/tese podem ser observadas no Manual de Normalização de Trabalho Acadêmicos, disponível na página eletrônica da Biblioteca Central da UFV;
d) MULTA (Entrega fora do prazo): Em caso de multa, apresentar o comprovante de pagamento da GRU (o cálculo e a emissão da GRU para pagamento são realizados pela PPG, mediante solicitação presencial ou por e-mail: teses.ppg@ufv.br), antes da entrega. Em caso de incidência de multa, a entrega da dissertação/tese se dará apenas mediante pagamento do valor total;
e) ENVIO DA VERSÃO FINAL DIGITAL NA BBT (Item obrigatório): É de responsabilidade explícita do estudante encaminhar a versão digital em pdf, idêntica à versão impressa, para a biblioteca central, através do e-mail acervodigital@ufv.br, antes da versão impressa entregue na PPG.

Endereço

Departamento de Tecnologia de Alimentos
Campus Universitário – Viçosa – MG, Brasil
CEP:36570-900.
Tel: (31) 3612-6705 / 3612-6723

E-mail: tca@ufv.br

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados