NORMAS PARA DEFESA DE PROJETO

De acordo com o Regimento Interno do PPGCTA, os discentes de mestrado devem realizar a defesa do projeto de pesquisa até o segundo período acadêmico e os discentes de doutorado devem realizar a defesa do projeto de pesquisa até o terceiro período acadêmico.

Sugestão de modelo para elaborar o projeto:

⇒ Modelo de Dissertação/Tese (PPG)

Como agendar e realizar a defesa do projeto?

Antes de agendar a data para realizar a defesa do projeto, o estudante deve enviar para o PPGCTA (tca@ufv.br), uma versão digital do projeto para que seja indicado, pelo Presidente da Comissão de Pesquisa do DTA, um relator (que deve ser um membro externo aos membros da Comissão Orientadora do estudante).

OBS: O orientador do estudante pode sugerir um nome para ser indicado como relator do projeto, e o Presidente da Comissão de Pesquisa pode aceitar ou indicar um outro pesquisador como relator.

Após a indicação do relator, o estudante deve agendar a data para a realização da defesa, com a secretaria do PPGCTA e com a banca.

O envio do projeto para os membros da banca é responsabilidade do estudante.

Banca examinadora

A banca examinadora do projeto de pesquisa é composta pelo orientador, coorientadores, se houver, e um relator (indicado pelo Presidente da Comissão de Pesquisa do DTA). A participação de todos os membros é indispensável no ato da defesa do projeto de pesquisa.

Registro do projeto de pesquisa

O registro do projeto, em sua versão final (com as correções realizadas após a defesa) é iniciado pelo professor orientador, que realiza o cadastro e encaminhamento do projeto para registro no Sistema de Pesquisa e Pós Graduação (SisPPG).

Após o encaminhamento do orientador, o projeto é recomendado pela Comissão de Pesquisa do DTA, recomendado pelo chefe do DTA, recomendado pelo Diretor de Centro (CCE), aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e finalmente é registrado.

O registro do projeto é fundamental para a realização da Defesa de Dissertação/Tese. A falta do registro do projeto impede que a banca de defesa de dissertação/tese seja cadastradas no Sistema AcadêmicoPG.