O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) abre inscrições para curso sobre escrita de artigos científicos, ministrado pelo Professor Valtencir Zucolotto (Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia, IFSC – USP).

O número crescente de pós-graduandos e recém-doutores no país tem feito com que o número de publicações científicas destes futuros pesquisadores seja utilizado como um importante critério em suas avaliações. Contudo, a escrita científica em língua estrangeira representa ainda uma grande barreira ao pleno desenvolvimento científico de alunos de pós-graduação e pós-doutorandos.

Desta forma o PPGCTA promoverá o curso “FORMAÇÃO DE PESQUISADORES E ESCRITA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ALTO IMPACTO: ESTRUTURA E LINGUAGEM”, ministrado pelo Professor Valtencir Zucolotto (Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia, IFSC – USP).

Informações sobre o curso:

Data: 12 de Dezembro de 2017

Local de realização: Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa

Horário: 08:30hs às 11:30hs

Vagas: 150 vagas

Público alvo: Alunos da pós-graduação, pós-doutorandos e Professores da Universidade Federal de Viçosa.

Objetivos:

– Reconhecer as principais características da linguagem científica;

– Introduzir modelos e identificar as características de cada seção de um artigo científico;

– Familiarizar-se com a linguagem adequada de publicações em inglês;

– Familiarizar-se com o processo de Editoração Científica.

Inscrição:

Período de inscrição: 28 de Novembro a 11 de Dezembro de 2017

Link para acesso a inscrição: https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/formacao-de-pesquisadores-e-escrita-de-artigos-cientificos-de-alto-impacto%3A-estrutura-e-linguagem

Valor da inscrição: R$ 15,00

Conteúdo:

1. Introdução, Relevância e Motivação

Modulo 1: Projetos. Ciência ousada e de alto nível. O potencial das ideias.

2. Estrutura (Linguística e Modelos)

Módulo 2: Estrutura 1: Abstract

Módulo 3: Estrutura 2: Introduction

Módulo 4: Estrutura 3: Results and Discussion, Conclusion

3. Linguagem

Módulo 5: Estilo; Linguagem 1: Especificidade, Complexidade e Ambiguidade

Módulo 6: Linguagem 2: Redundâncias, Ação no Verbo, Ritmo de Escrita

Módulo 7: Linguagem 3: Plain English, Estrutura de Parágrafos: Topic Sentences

4. Final Remarks

Módulo 8: Linguagem 4:, Cover Letters, O Processo Editorial.

Requisitos para o participante: Solicita-se que o participante traga seu próprio laptop e 3 (três) artigos científicos de sua área, de excelente qualidade e publicados em revistas de alto fator de impacto, preferencialmente de escritores nativos.

Prof. Dr. Valtencir Zucolotto

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001). Atualmente é Professor Titular no Instituto de Física de São Carlos – IFSC da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina. Desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Publicou mais de 160 artigos em revistas internacionais e 14 capítulos de livros. Possui mais de 3000 citações e fator H 32.

É editor associado da revista Journal of Biomedical Nanotechnology e da série de livros Nanomedicine and Nanotoxicology – Springer.

Contato: zuco@ifsc.usp.br