Estudantes do PPGCTA/UFV participam da 8º edição do Ciência na Praça.

O projeto foi realizado na Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes no dia 17/06/2023. O projeto visa estimular uma maior articulação entre a Universidade Federal de Viçosa e a comunidade Viçosense através de exposições públicas de trabalhos científicos desenvolvidos dentro da UFV que promovam a troca de saberes e experiência. Participaram estudantes de 3 a 16 anos, além da comunidade local.

O grupo THERMA participou com o projeto “Leitelho: uma oportunidade de sustentabilidade no setor lácteo”, que visa divulgar o leitelho, coproduto da fabricação da manteiga, mostrando seus benefícios e potencialidades. Participaram as estudantes de pós-graduação Gláucia Fonseca Leonel, Herlândia Cotrim Santos, a estudante de graduação Lívia Vidon e a pós-doutora Eliara Hudson, todas orientadas pela Profa. Ana Clarissa Pires.

O InovaLeite/DTA teve a oportunidade de participar da oitava edição do evento “Ciência na Praça”. Durante o evento, foram realizadas exposições públicas dos trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do DTA, como o projeto de Biotecnologia de Leites e Derivados. O objetivo principal foi promover a troca de conhecimentos e experiências com a comunidade local de Viçosa.
Por meio de jogos e brincadeiras interativas, foram compartilhados de maneira simplificada diversos aspectos relacionados ao tema, como a origem do leite, a produção de doce de leite, o alerta com bactérias patogênicas e contaminantes e a importância das bactérias láticas no para os produtos lácteos. Essa abordagem permitiu uma interação mais próxima e acessível com o público presente, proporcionando uma experiência educativa e divertida para todos.

O grupo LIPA apresentou aos estudantes o projeto “Corantes Naturais na Alimentação: cores e sabores da natureza”. Através do contato sensorial com os ingredientes utilizados na preparação dos corantes naturais, os alunos eram estimulados a responder a origem da cor utilizada para a preparação do corante. “Nós ensinamos uma receita saudável de bala de goma colorida. Foi bem interativo e divertido!” Relatou Gabriela Aparecida Nalon, estudante de Engenharia de Alimentos e iniciação científica do grupo. Em feedback, o professor de ciências da Escola Municipal Doutor Arthur Bernardes, André, relatou em uma visão multidisciplinar que é possível agregar o tema dos corantes naturais no ensino de ciências e inclusive “introduzir a produção de alimentos na escola, associada ao uso de corantes naturais, integrando os aspectos econômicos, nutricionais e culturais dentro de programas sociais (como o PNAE), auxiliados, ainda, por projetos de propagação vegetal in vitro.”