Estudante de doutorado do PPGCTA/UFV cria embalagens ativas antimicrobianas preparadas a partir de polímero biodegradável

A estudante de doutorado do PPGCTA/UFV, Tarsila Rodrigues Arruda, vem desenvolvendo sua pesquisa no Laboratório de Embalagens, sob orientação da prof. Nilda Soares, com a elaboração de embalagens ativas antimicrobianas preparadas a partir de polímero biodegradável. Os compostos bioativos utilizados na produção da embalagem são obtidos a partir de um extrato natural de plantas. A proposta é que a embalagem, atualmente estudada em nível laboratorial, auxilie nas buscas por possíveis substitutos para os plásticos convencionais, que além de serem oriundos de fonte não renovável (origem fóssil), também são não-biodegradáveis, e seu descarte incorreto acarreta sérios prejuízos ao meio ambiente/saúde publica.Uma matéria acerca da pesquisa desenvolvida foi publicada pela CAPES, na aba “Bolsista Destaque”.