Informativo

Curso “Estatística Aplicada: Introdução a Análise Exploratória de dados com o programa R/RStudio”

No dia 17 de junho de 2024, tivemos o privilégio de receber a professora Daiana Salles Pontes, do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena, para ministrar o curso “Estatística Aplicada: Introdução a Análise Exploratória de dados com o programa R/RStudio”. O evento, que teve a duração de 6 horas, foi uma oportunidade enriquecedora para todos os participantes.

O curso foi ministrado aos estudantes de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFV, especificamente dos laboratórios LAPROBQI e LABEM. Durante o curso, os participantes foram introduzidos aos principais recursos do R, desde a instalação e configuração do software até a execução de análises estatísticas básicas. A professora Daiana enfatizou a importância da estatística no contexto atual, onde a análise de dados se torna cada vez mais crucial para a tomada de decisões informadas em diversas áreas do conhecimento.

A interação com a turma foi um dos pontos altos do evento. Os participantes puderam tirar dúvidas em tempo real e aplicar os conceitos aprendidos em exercícios práticos, proporcionando uma compreensão mais profunda e prática do conteúdo abordado. A abordagem prática do curso garantiu que todos saíssem com uma base sólida para continuar explorando o programa R em suas atividades profissionais e acadêmicas.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão à professora Daiana Salles Pontes pela excelente condução do curso e ao IF Sudeste MG – Campus Barbacena pela parceria. Eventos como esse são fundamentais para o desenvolvimento contínuo de nossos alunos e profissionais, promovendo a troca de conhecimentos e o crescimento acadêmico e profissional